xadrez para a mente e o cerebro

O que o xadrez faz no cérebro? Quais os benefícios do xadrez para a mente?

Compartilhe...

Está comprovado cientificamente que o jogo de xadrez por sua complexidade proporciona vários benefícios tanto para o cérebro como para a mente.

Mas, por que fizemos essa separação cérebro e mente, se muitas pessoas usam essas palavras como sinônimos?

Benefícios do Xadrez para a mente e para o cérebro

Antes de entramos nos benefício comprovados do xadrez para mente e cérebro, cabe estabelecer uma diferença entre eles.

Qual a diferença entre cérebro e mente?

Apesar de muita vezes serem usados como sinônimos, cérebro e mente são coisas diferentes. No entanto eles estão relacionados como veremos a seguir.

A função do cérebro é processar informações transmitidas pelos órgãos dos sentidos, gerar pensamentos e ideias, e, por fim, enviar mensagens de volta para o corpo agir.

Por outro lado, a mente está relacionada com as funções cerebrais, como por exemplo, interpretação, desejos, temperamento, imaginação, linguagem e traduzir as mensagens dos nossos sentidos. Além disso, a mente também está relacionada com  as ações inconscientes, como pensamento, razão, memória, intuição, inteligência, sonho, sentimento, ego e superego.

Segundo a ciência, tanto o cérebro influencia a mente, como a mente influencia o cérebro. Por exemplo, o córtex pré-frontal, que possui a maioria dos neurônios, forma áreas de associação que integram informações novas com outras preexistentes, emocionais e cognitivas. Dessa forma, quando chegam estímulos externos ou internos, esses neurônios agem em conjunto.

Sendo assim, por estarem interligados, o xadrez é benéfico para ambos. Agora, vamos conhecer esses benefícios?

Benefícios do xadrez para o cérebro e para a mente

O jogo de xadrez oferece diversos benefícios tanto para o cérebro como para a mente. A seguir vamos listar alguns dos principais.

Melhora da memória visual e verbal

As pessoas que jogam xadrez precisam estar atentas e lembrar os movimentos passados, reconhecer padrões e antecipar jogadas futuras. Isso ajuda a fortalecer a memória visual a curto e longo prazo.

Além disso, o jogo de xadrez desenvolve a memória verbal, pois o jogador precisa aprender e lembrar das regras do jogo, além de estratégias e táticas.

Desenvolve o pensamento crítico, lógico e analítico

Para que possam ser bem-sucedidos no jogo de xadrez os jogadores precisam analisar constantemente a posição das peças, avaliar as possíveis consequências de cada movimento e elaborar estratégias complexas.

Para fazer essas análises e avaliações é preciso observar continuamente a suas posições no tabuleiro e avaliar as melhores opções de jogadas. Além disso, resolver problemas e encontrar as melhores soluções fortalece o pensamento lógico.

Aumenta a capacidade de planejamento e resolução de problemas

Quem joga xadrez precisa estar constantemente planejando suas jogadas futuras, levando em conta várias possibilidades e cenários. Ao fazer isso, o praticante de xadrez melhora a capacidade de resolver problemas e tomar decisões estratégicas.

Com o desenvolvimento das habilidades de planejamento e estratégia que o xadrez exige vem a facilidade das tomadas de decisão.

Além disso, quem joga xadrez aumenta sua capacidade de adaptabilidade para enfrentar os problemas que surgem. Isso porque o xadrez oferece muitas situações inesperadas que exigem soluções criativas para superá-las.

Aumenta a capacidade de concentração e foco

Jogar xadrez exige um alto nível de concentração e atenção a todos os detalhes do tabuleiro e avanços do adversário, isso ajuda a melhorar o foco em outras áreas da vida.

Quem não prestar atenção aos detalhes de uma partida acaba cometendo erros que aumentam as chances de ser derrotado. Além disso, as partidas de xadrez podem ser longas, exigindo que os jogadores mantenham o foco também por longos períodos de tempo.

Melhora a capacidade cognitiva

Praticar xadrez regularmente ajuda a manter o cérebro ativo e saudável, o que é especialmente benéfico à medida que envelhecemos.

Isso porque, quando envelhecemos, precisamos estimular cada vez mais as atividades do nosso cérebro.

Desenvolve a criatividade

Muito embora o xadrez seja um jogo que exige lógica, também há muita criatividade envolvida na formulação de novos planos e estratégias.

Quem trabalha o processo criativo no jogo de xadrez aprende como utilizá-lo em qualquer outra situação da vida.

Ajuda a administrar o estresse e as emoções

Jogar xadrez ajuda a melhorar a capacidade de lidar com situações de grande pressão e controlar emoções, uma vez que ele exige calma e raciocínio lógico, mesmo nessas situações de alta pressão.

xadrez mente e cérebro

Conclusão

Esses benefícios demonstram como o xadrez pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento mental e intelectual, sendo uma excelente atividade tanto para crianças, quanto para adultos.

Ainda há estudos que demonstram que o xadrez estimula o crescimento intelectual e acadêmico e aumenta o rendimento escolar. Esses estudos mostraram que crianças que jogam xadrez frequentemente apresentam melhor desempenho, especialmente em áreas como matemática e leitura.

Por fim, o xadrez ajuda a mente e o cérebro, provocando um relaxamento mental, sendo uma forma de reduzir o estresse e a ansiedade, estimular a paciência e a disciplina.

 

Compartilhe...
Palavras Chave , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *