Para quem joga xadrez, como é o caso da imensa maioria dos visitantes de nosso site, muitas curiosidades já são conhecidas. Entretanto há muitas outras que talvez você não saiba.
Então, vamos conhecê-las?
Breve histórico da expansão do xadrez
O jogo de xadrez, segundo historiadores, é originário da Índia, onde era chamado de Xatranje (ou Shatranj). Isso aconteceu antes do século VI DC. Depois ele se espalhou pela Pérsia e pelos países árabes, por fim chegou na Europa por volta do ano 1000.
Arqueólogos descobriram peças de marfim e artefatos de xadrez no Uzbequistão que datam de 760 DC.
Foram os árabes que cunharam o termo “Shah Mat”, que significa “o rei está morto”. Desse termo nasceu a palavra “xeque-mate”, que significa o fim do jogo.
Por volta do ano de 1475, foram feitas alterações no jogo e ele evoluiu para sua forma mais atual. Também nessa época começaram a se definidas suas regras formais.
Em 1749, o primeiro manual de xadrez padrão foi escrito pelo composito e mestre de xadrez François-Andre Danican Philidor.
O período do século XVIII até a década de 1880 foi conhecido como a Era Romântica do xadrez e incluiu a descoberta dos peões como peças estratégicas, regras de impasse e ficou convencionado que as peças brancas se moveriam primeiro.
Curiosidades sobre o xadrez
1. O número de jogos de xadrez únicos possíveis é muito maior que o número de elétrons no universo. O jogo de xadrez mais longo tem teoricamente possível 5.949 movimentos.
2. Até o ano de em 1561, o roque consistia em dois movimentos. Você tinha que jogar R-KB1 em um lance e K-KN1 no lance seguinte.
3. A expressão “xeque-mate” no xadrez vem da expressão em persa “Shah Mat”, que significa “o rei está morto”.
4. O número de possibilidades de jogadas do cavalo é superior a 122 milhões.
5. O jogo oficial de xadrez mais longo durou 20 horas e teve 269 lances. A partida foi entre I. Nikolic x Arsovic, aconteceu em Belgrado no ano de 1989 e terminou empatado.
6. É possível dar xeque-mate no oponente em apenas dois movimentos. Da posição inicial, existem oito maneiras diferentes de xeque mate em dois movimentos e 355 maneiras diferentes de xeque mate em três movimentos.
7. O movimento do peão, avançando duas casas no primeiro movimento em vez de uma, foi introduzido pela primeira vez na Espanha em 1280.
8. O Dr. Emanuel Lasker, da Alemanha, manteve o título de Campeão Mundial de Xadrez por mais tempo do que qualquer outro jogador. Foi um período de 26 anos e 337 dias.
9. Em 1985, o jogador soviético Garry Kasparov tornou-se o mais jovem campeão mundial de xadrez de todos os tempos, aos 22 anos e 210 dias. Magnus Carlsen quase bateu esse recorde aos 22 anos, 11 meses e 24 dias, em 23 de novembro de 2013.
10. O primeiro tabuleiro de xadrez com casas claras e escuras alternadas surgiu na Europa por volta do ano de 1090.
Sobre códigos decifrados na guerra
11. Na Segunda Guerra Mundial, alguns dos melhores jogadores de xadrez também decifraram códigos. Os mestres britânicos Harry Golombek, Stuart Milner-Barry e H. O’D. Alexander estava na equipe que quebrou o código nazista Enigma. Anteriormente, os cientistas poloneses Marian Rejewski, Henryk Zygalski e Jerzy Rozycki já haviam quebrado as máquinas de código Enigma do pré-guerra, em 1932. Depois que a guerra começou, os poloneses forneceram as informações que haviam descoberto aos britânicos (os mestres de xadrez Harry Golombek, Stuart Milner- Barry e H. O’D. Alexander), que então decifraram as novas máquinas de guerra alemãs Enigma.
12. Na partida Fischer-Spassky de 1972, em Rekjavik, os russos relacionaram o jogo errático de Spassky com a cadeira de Fischer. A organização islandesa colocou um guarda policial 24 horas por dia ao redor da cadeira enquanto testes químicos e de raios X eram realizados na cadeira. Nada de incomum foi encontrado.
13. O primeiro relógio de xadrez mecânico foi projetado por Thomas Wilson em 1883. Antes disso, eram usadas ampulhetas para marcar os tempos. As ampulhetas foram usadas pela primeira vez em Londres em 1862. O atual relógio de botão foi aperfeiçoado pela primeira vez por Veenhoff em 1900.
14. O tabuleiro de xadrez dobrável foi originalmente inventado em 1125 por um padre jogador de xadrez. Como a Igreja proíbe os sacerdotes de jogar xadrez, ele escondeu o seu tabuleiro de xadrez fazendo um que parecia simplesmente dois livros juntos.
15. O pior desempenho registrado de um jogador foi o de Macleod, do Canadá, que perdeu 31 jogos no double round robin de Nova York no ano de 1889.
16. Frank Marshall (1877-1944) foi o primeiro americano a derrotar um jogador soviético em um torneio internacional em Nova York. Isso aconteceu no ano de 1924. Ele reinou como campeão dos EUA por 30 anos, mas só defendeu seu título uma vez, quando derrotou Ed Lasker (5 -4) em 1923. Foi o primeiro mestre a jogar mais de 100 partidas simultaneamente.
17. Em 1985, Eric Knoppert jogou 500 partidas de xadrez de 10 minutos em 68 horas.
18. Albert Einstein era amigo do campeão mundial de xadrez Emanuel Lasker. Numa entrevista ao New York Times em 1936, Albert disse: “Eu não jogo nenhum jogo. Não há tempo para isso. Quando termino o trabalho, não quero nada que exija o trabalho da mente.”. No entanto, ele aprendeu xadrez mais tarde.
19. Houve 72 lances consecutivos de Dama no jogo Mason-Mackenzie em Londres em 1882.
20. O recorde registrado de movimentos sem captura é de 100 movimentos durante a partida entre Thorton e M. Walker em 1992.
21. Novatos ou jogadores no primeiro ano recebem o nome da Torre no Xadrez. Isso porque as torres geralmente são as últimas peças a serem colocadas em ação, e o mesmo vale para os novatos.
22. Um computador chamado Deep Thought (Pensamento Profundo) foi o primeiro computador a vencer um grande mestre internacional de xadrez em novembro de 1988, em Long Beach, Califórnia.
23. O xadrez de olhos vendados é uma habilidade impressionante que muitos jogadores de xadrez mais experientes possuem. Certamente requer uma grande capacidade de ver o tabuleiro com clareza, o que pode ficar difícil depois de muitos movimentos. O recorde foi estabelecido em 1960, em Budapeste, pelo húngaro Janos Flesch, que enfrentou 52 adversários simultaneamente com os olhos vendados. Ele venceu 31 desses jogos.
24. Existem mais de 1.000 aberturas diferentes, incluindo variações dentro de aberturas e defesas maiores que podem ser aprendidas.
O xadrez e a psicologia
25. O xadrez é frequentemente citado por psicólogos como uma forma eficaz de melhorar a memória. Ele também possibilita que a mente resolva problemas complexos e trabalhe ideias. Por isso, o xadrez é recomendado na luta contra o Alzheimer. Há quem afirma que ele pode aumentar o nível de inteligência, embora esse seja um tema mais complexo. Os efeitos do xadrez nos jovens levaram à introdução do xadrez nos distritos escolares e em vários países. Foi demonstrado que melhora as notas das crianças e também outros efeitos positivos.
26. O segundo livro impresso na língua inglesa foi sobre xadrez. O primeiro livro de xadrez impresso foi concluído três anos depois de Cristóvão Colombo ter descoberto as Américas em 1495.
27. O primeiro programa de computador que jogava xadrez foi desenvolvido em 1951, por Alan Turing. No entanto, nenhum computador era poderoso o suficiente para processá-lo, então Turing o testou fazendo ele mesmo os cálculos e jogando de acordo com os resultados, demorando vários minutos por movimento.
28. O jogo de xadrez mais antigo registrado na história data dos anos 900. Ele ocorreu entre um historiador de Bagdá e seu aluno.
29. Os conjuntos de xadrez completos mais antigos que sobreviveram foram encontrados na Ilha de Lewis, no norte da Escócia, e datam do século XII . Eles provavelmente foram feitos na Islândia ou na Noruega, e similares foram usados em Harry Potter e a Pedra Filosofal para as peças de xadrez mágico.
30. Cerca de seiscentas milhões de pessoas adultas jogam xadrez regularmente em todo o mundo. Além disso, cerca de 70% da população adulta já jogou xadrez em algum momento da sua vida.
31. Em muitas línguas, o peão é um soldado de infantaria, em alemão e espanhol é um camponês ou agricultor.
32. A razão pela qual as peças de xadrez tradicionais não se parecem com soldados, bispos e reis reais é porque antes de o jogo chegar à Europa, ele passou pelo mundo islâmico. O Islã proíbe fazer estátuas de animais ou pessoas, então as peças de xadrez tornaram-se vagas. Quando o jogo se espalhou pela Europa cristã, as peças não mudaram muito.
33. O xadrez surgiu na Índia durante o Império Gupta, espalhando-se pelo Império Persa Sassânida e depois pelo Oriente Médio depois que os muçulmanos conquistaram a Pérsia. A partir daí, espalhou-se pela Europa e pela Rússia.
34. Originalmente, a Rainha só podia mover-se uma casa de cada vez, na diagonal. Mais tarde, ela pôde se mover dois quadrados de cada vez, na diagonal. Foi só na Reconquista Espanha, com a sua poderosa rainha Isabella, que a Dama se tornou a peça mais forte do tabuleiro.
35. No jogo de Shatranj, o antecessor do xadrez, a Rainha era ministra ou vizir, e ainda o é em muitas línguas.
36. O xadrez é uma disciplina escolar obrigatória na Armênia.
37. Em um único jogo de xadrez, existem 400 movimentos possíveis após cada lance jogado.
38. Se você colocar uma semente na primeira casa do tabuleiro de xadrez, duas na segunda, quatro na terceira, oito na quarta e assim por diante, quando chegar na 64ª casa terá colocado 18.446.744.073.709.551.615 sementes no tabuleiro.
39. Existem 169.518.829.100.544.000.000.000.000.000 formas de jogar os primeiros 10 movimentos de um jogo de xadrez.
40. Existem 400 posições possíveis diferentes após um movimento de cada jogador, 72.084 posições possíveis diferentes após dois movimentos de cada, e mais de 9 milhões de posições possíveis diferentes após três movimentos. 318 mil milhões de posições possíveis diferentes após quatro movimentos cada.
41. Quando criado, o o xadrez literalmente continha quatro divisões militares – infantaria, cavalaria, elefantaria e carruagem. Essas formas são representadas por peças que hoje são o peão, cavalo, bispo e torre.
42. Os conjuntos de xadrez normalmente têm 32 peças. Mas tornou-se popular incluir 2 rainhas extras, totalizando 34. As duas rainhas extras podem ser usadas na promoção de peões.
43. Embora por causa de vários fatores, incluindo o tempo alocado, foi calculado que o número médio de movimentos em um torneio com jogadores profissionais é de aproximadamente 40.
44. O termo “zugzwang” significa uma situação no xadrez em que um jogador prefere não se mover quando for sua vez, porque mover qualquer peça pioraria sua posição atual. Diz-se que um jogador que é forçado a fazer uma jogada nesta situação está “em zugzwang”.
45. Em 1770, surgiu uma máquina que poderia jogar uma partida de xadrez contra um oponente humano forte. Este misterioso jogador foi apelidado de The Turk (assim como a própria máquina). Somente em 1857 foi revelado que se tratava de uma farsa, pois um mestre de xadrez estava escondido na máquina.
46. A palavra “gambito” é especificamente um termo de xadrez, agora generalizado para significar um “sacrifício por vantagem”.
47. Em 1999, o grande mestre do xadrez Garry Kasparov jogou The World em uma partida de xadrez que durou mais de quatro meses. Mais de 50.000 pessoas de mais de 75 países participaram do jogo, com os movimentos sendo decididos por maioria de votos. Garry acabou vencendo no turno 62, quando 51% do The World decidiu renunciar.
48. Antes de 1600, um jogo de xadrez poderia ser vencido capturando todas as peças do oponente, deixando um rei solitário. Era um estilo de jogo conhecido como aniquilação. Na época medieval, os jogadores consideravam mais nobre vencer por xeque-mate, então a aniquilação tornou-se uma meia vitória por um tempo, até ser abandonada.
Então, você já conhecia essas curiosidades?